16 maio 2012

Quase todos concordaram com o projeto dos Túneis Verdes

Audiência Pública demonstra apoios quase unânimes ao projeto
Sylvio Nogueira, da Associação de Moradores do Centro também defendeu o projeto
O projeto de lei de autoria do vereador Beto Moesch (PP), que declara os túneis verdes de áreas de uso especial foi tema de audiência publica na noite desta terça-feira (15/5) na Câmara Municipal de Porto Alegre. De acordo com o projeto seriam 70 logradouros da cidade. A reunião atendeu pedido do vereador João Carlos Nedel (PP) que discorda de parte do projeto.
Vereador Nedel acredita que o projeto vai "engessar" a cidade
Segundo Nedel, entende-se por túnel verde “o conjunto arbórico cujas copas das árvores se unem”.  Por isso o vereador diz não concordar que avenidas como a Osvaldo Aranha, Getulio Vargas, Borges de Medeiros, Coronel Marcos e Terceira Perimetral estejam incluídas no projeto. “Nestas avenidas todos sabem que as árvores não se unem”, disse Nedel, alertando para outro item do projeto, determinando que no calçamento do logradouro definido como túnel verde fica vedada qualquer modificação que comprometa a paisagem. “Talvez não esteja bem claro, porque não fala nada em relação ás arvores”, justifica Nedel.
O autor do projeto considerou que Nedel está mal informado. “Ele desconhece o que está dizendo pois estas avenidas não constam mais da proposta”, disse Moesch. O vereador ressaltou que a proposta diz apenas que: “declara áreas de uso especial ruas que tenham túneis verdes como patrimônio da cidade”, deixando os detalhamentos para decretos futuros do prefeito. “Dependendo da especificidade de cada uma”, disse Moesch. O vereador disse que a proposta da discussão é decidir que cidade queremos. “Se mais humana, que vai dialogar com as criaturas, ou sem planejamento estratégico”, questionou Moesch.
Beto Moesch, autor do projeto, disse que Nedel está mal informado
O vereador Carlos Todeschini (PT) disse que não entende o temor de Nedel, pois, na sua opinião o projeto é singelo. “Declara como objeto de especial proteção as áreas de interesse ecológico, cultural e turístico, conhecidos como túneis verdes”, ressaltou Todeschini. Segundo o vereador é preciso entender que Porto Alegre é uma cidade distinta que tem na sua característica fundamental as árvores.
Cidadãos e representantes de entidades foram defender o projeto na tribuna da Câmara
O chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, André Carus, falou que qualquer referência de desconformidade do projeto com o Plano Diretor da Cidade é descabível. “A proposta respeita e pretende fazer cumprir a legislação federal. Está bem ajustada”, considerou Carus. Na opinião de Carus, o projeto merece respeito e uma analise com responsabilidade. “Não no afã da política ideológica.”
Para o Secretário de Planejamento Municipal, Ricardo Gothe, a cidade  precisa dos túneis verdes. “Não há como a prefeitura vetar este projeto. Ele precisa de ajustes, mas tem todos os méritos”, disse ele, garantindo que a secretaria do planejamento ira produzir ações para colocar Porto Alegre num patamar de cidade sustentável.
Vereadora Fernanda Melchionna estranhou a atitude de alguns vereadores

Fernanda Melcchiona (PSoL) disse estranhar que alguns vereadores defendam audiência publica para debater o projeto. “Engraçado que quando se trata da Orla do Guaíba os mesmos não querem nem ouvir falar em audiência pública”, falou Fernanda. Ela declarou que existe na Casa "uma tática de procrastinar" a votação de propostas através de apresentação de emendas e pedidos de adiamentos. “Precisamos virar este jogo em todas as esferas e votar imediatamente o projeto”, defendeu a vereadora.
Roberto Jakobazko (à direita) conselheiro suplente da RP1 também defendeu o projeto

Idenir Cecchim (PMDB) também defendeu a votação imediata do projeto. “Por mim seria amanhã”, disse ele. Dr Thiago (PDT) falou que vê no projeto duas magnitudes. “A primeira com relação ao mundo sustentável e a segunda a melhoria da qualidade de vida. ”Na opinião de Thiago, a proposta deixará um legado para a cidade.
Alda Py Velloso e Fernando Guaspari, da Associação Moinhos Vive, foram apoiar o projeto

A audiência pública foi dirigida pelo presidente do Legislativo, vereador Mauro Zacher (PDT), e acompanhada pelo vereador Airto Ferronato (PSB) e por representantes dos Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, Movimento Menino Deus Sustentável, Região 1 de Planejamento do CMDUA, Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Agapam e Sindipoa que aprovaram a proposta de Moesch.
Sandra Ribeiro, vice-presidente da AGAPAN, destacou a histórica luta em defesa das árvores

A exceção ficou por conta do presidente do desconhecido Instituto Porto Alegre Ambiental, Vilmar Isolan de Mello, que discordou do projeto de Moesch. “Porque ele não propõe que Porto Alegre seja declarada a cidade do túnel verde e apenas algumas ruas como ele pretende”. Na opinião de Mello túnel verde é a sociedade quem faz através do plantio de árvores. “Não precisa de projetos e decretos.”
Presidente do Instituto Porto Alegre Ambiental discordou do projeto
Da página da Câmara Municipal de Porto Alegre - Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Cesar Cardia, representando os Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho e AMABI, refutou o pronunciamento do vereador Nedel que dizia que as árvores da Gonçalo de Carvalho reprtesentavam risco para a população e imóveis da rua, que é considerada por muitos como "a mais bonita do mundo" justamente por ter muitas árvores!
Augusto Carneiro, um dos fundadores da pioneira AGAPAN, esteve presente na Audiência

No final de seu pronunciamento comunicou que no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Associação de Moradores do bairro Independência (AMABI) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente iniciarão a catalogação e identificação das árvores da Praça Júlio de Castilhos e da Rua Gonçalo de Carvalho, um trabalho educativo que contará com a colaboração de escolas da região.
Ivo Krauspenhar fez emocionado pronunciamento em defesa das árvores
em nome do Movimento Menino Deus Sustentável e Movimento Petrópolis Vive 
 


Que vergonha, vereador!
O alarmista e irresponsável e-mail enviado por um vereador, acusando
um "engessamento" da cidade caso o projeto seja aprovado!