VITÓRIA

Em 5 de junho de 2006:

Começa o reconhecimento?

E-mail recebido dos companheiros da AMABI - Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência:

Prezados companheiros,

Por solicitação do Presidente Marcelo, a AMABI está pedindo a todos o comparecimento à solenidade cujo convite é reproduzido abaixo. Mais, que convidem os amigos a prestigiarem o evento que vem ao encontro do que sempre pensamos: o cidadão tem que valorizar e defender o patrimônio histórico, cultural e ambiental desta cidade, que a todos pertence.
Obrigado pela atenção.
Reinaldo Pirajá Lameira

CONVITE
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e o Comitê Gestor de Educação Ambiental, têm a honra de convidar Vossa Senhoria para a cerimônia de abertura da 22ª Semana do Meio Ambiente e assinatura do Decreto que institui a Rua Gonçalo de Carvalho como patrimônio histórico, cultural e ambiental, a realizar-se às 14 horas do dia 05 de junho, no John Bull Pub - Shopping Total - Av. Cristóvão Colombo, 545


Contamos com sua participação!

* confirme sua presença através do e-mail eventos@smam.prefpoa.com.br

Em 5 de junho de 2006:

Rua Gonçalo de Carvalho é patrimônio ecológico de Porto Alegre

Na abertura da 22ª Semana Municipal do Meio Ambiente, na tarde desta segunda-feira, 5 de junho, o prefeito José Fogaça assinou decreto tornando a rua Gonçalo de Carvalho “patrimônio histórico, cultural e ambiental da cidade”. É um ato inédito, pois se trata da primeira via da cidade a receber tal distinção.
O texto estabelece a manutenção das características locais, o que inclui preservação das dezenas de árvores tipuanas, plantadas em 1937, e a manutenção do calçamento da via, feita de paralelepípeos. Assim, qualquer intervenção no local deverá obedecer ao decreto.
O evento, no Shopping Total, teve a presença de um seleto público, composto por representantes da Associação do Bairro Independência, entidades ecológicas, empreendedores, funcionários da Prefeitura e jornalistas.
Marcelo Ruas, prefeito Fogaça e secretário Beto Moesch.
O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Independência (AMABI) e morador da rua Gonçalo de Carvalho, Marcelo Ruas, comemorou a conquista. “É o reconhecimento da luta dos moradores do bairro”, avaliou.
O grupo protestou para manter as características da via, trazendo a público a discussão sobre a construção de um prédio-estacionamento anexo à futura sede da OSPA no Shopping Total. “Agora, a rua será compreendida de outra forma pelo poder público e pela sociedade. Terá outro status no conjunto ambiental”, acredita Ruas.
Prefeito assina o decreto.
Para o secretário do Meio Ambiente, Beto Moesch, a iniciativa é mais uma ação precursora de Porto Alegre com relação à preservação ambiental. “São mais de 30 anos, tudo começou com a Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural), nos anos 70”, lembrou, citando ainda a mobilização de outra comunidade, a da Marquês do Pombal, em defesa do “túnel verde” da via no Moinhos de Vento.
Moesch garante que a proteção da Gonçalo de Carvalho vai abrir um precedente para o reconhecimento oficial dos túneis verdes de Porto Alegre. “É a primeira de muitas ruas que terão protegidas as suas características de arborização”.
O prefeito José Fogaça disse que o objetivo do governo municipal é trabalhar em três eixos: social, econômico e ambiental. “A Gonçalo de Carvalho é um tesouro urbano, resultado de anos de respeito à arborização na cidade”. Ele também destacou o Comitê Gestor de Educação Ambiental, criado em 2005, que visa integrar as secretarias municipais nas questões de meio ambiente.

Matéria de Carla Ruas - Jornal Já

 13 de junho de 2006:

Vencemos!

Fundação Pablo Komlós comunica oficialmente sua desistência de construir sua Sala Sinfônica e seu edifício-garagem na área do Shopping Total!

Fundação Pablo Komlós comunica a desistência
 Em 16 de junho de 2006:

Saiu no Jornal Zero Hora

MEMÓRIA
Gonçalo vira patrimônio

Primeira rua no Estado a receber esse título, a arborizada Gonçalo de Carvalho sagrou-se como patrimônio histórico, paisagístico, cultural e ecológico de Porto Alegre. O merecido reconhecimento garante à rua uma espécie de escudo contra qualquer intervenção - seja ela imobiliária, estética, hidráulica ou estrutural - que ameace as características originais do local. Além do belo túnel verde que orgulha os moradores, até as lajotas das calçadas e os paralelepípedos da via estão protegidos pelo decreto. É proibido asfalto, em qualquer ponto.
Assim, o crescimento imobiliário que desde 2001, com a construção do Shopping Total, avança sobre a Gonçalo de Carvalho, agora terá de ser minuciosamente avaliado sempre que se achegar à rua.
- O decreto ampara o patrimônio natural daquele logradouro, em razão da grande quantidade de espécies de árvores e da importância na cadeia alimentar. Qualquer intervenção que ameace a paisagem do local também será vetada - afirmou o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch.
Com uma série de restrições arquitetônicas, Moesch autorizou a edificação do novo teatro da Ospa no estacionamento do Shopping Total. Mas o presidente da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa), Ivo Nesralla, ainda não tem o consentimento da Secretaria Municipal da Cultura e adianta que não quer problemas com moradores da Gonçalo de Carvalho - contrários à construção.
- Estou estudando a possibilidade de erguer o teatro em outro local - disse Nesralla.
O título de patrimônio histórico foi outorgado à rua pelo prefeito José Fogaça, em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

ZH Moinhos 16/junho/2006

Em 29 de junho de 2006:

VITÓRIA

Jornal Zero Hora - 29 de junho de 2006 publica:

Cultura
Ospa pode se instalar à beira do Guaíba
Fundação negocia a construção da sede em área vizinha ao Estaleiro Só

A beira do Guaíba é o provável destino do novo teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). A Fundação Ospa (Fospa) negocia para construir sua nova sede - que incluiria uma sala de concertos com capacidade para 1,5 mil pessoas - em área vizinha ao Estaleiro Só, próximo à Fundação Iberê Camargo.

Representantes da orquestra e dos proprietários do terreno do estaleiro são cautelosos sobre o projeto, mas admitem que o assunto já foi tratado em reuniões preliminares. O presidente da Fospa, Ivo Nesralla, diz que o assunto depende também de negociações com a prefeitura e confirma que a hipótese de construir o teatro junto ao Shopping Total está "praticamente descartada", depois de três anos de impasses.

A nova sede da Ospa seria erguida no estacionamento do shopping da Avenida Cristóvão Colombo - um antigo projeto, descartado, previa o teatro no Cais do Porto. Mas a obra no bairro Floresta sequer começou. Projetada em 2003, a construção só foi autorizada formalmente pela prefeitura no ano passado. Devido à pressão de um grupo de moradores do bairro - em especial, da Rua Gonçalo de Carvalho, vizinha ao shopping -, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) só deu a liberação para o início dos trabalhos em março deste ano. A possibilidade de novos enfrentamentos com a comunidade, que recorreu até ao Ministério Público para barrar o projeto, levou Nesralla a procurar outras alternativas.

O projeto, orçado inicialmente em R$ 10 milhões, prevê uma sala de concertos inédita no Estado, específica para música sinfônica. O teatro é uma das principais metas da atual gestão da Ospa e é considerado fundamental para tornar a orquestra uma das mais destacadas da América do Sul. O custo total será recalculado.

Projeto vem sendo avaliado em reuniões com a prefeitura

- Teremos de captar todos os recursos de novo. Mas vamos fazer esse teatro. O projeto, que era o mais caro, já está pago - afirma Nesralla.

O novo teatro poderá ser construído em um terreno público contíguo à área do Estaleiro Só, adquirido no ano passado pela empresa SVB Empreendimentos. O arquiteto Jorge Debiagi, contratado pela SVB para estudar o aproveitamento do local, adianta que a idéia é transformar o terreno, hoje ocupado por depósitos abandonados, em um complexo de lazer. O projeto vem sendo avaliado em reuniões com a prefeitura e com a Câmara e deverá ser concluído em detalhes nos próximos 30 dias.

- Se confirmarmos o Teatro da Ospa ali, será criado um grande local para Porto Alegre, próximo à sede da Fundação Iberê Camargo (obra em andamento na Avenida Padre Cacique, com previsão de inauguração em 2007). Essa idéia tem tudo para se afinar - diz Debiagi.

Entenda o caso
  • Ao assumir o comando da Ospa, em 2003, o cardiologista Ivo Nesralla opta por criar um novo projeto para o teatro da orquestra, abandonando o antigo, que previa a construção no cais do porto. Desde 1984, a Ospa aluga o antigo Teatro Leopoldina, na Av. Independência.
  • Sete locais foram considerados para o novo teatro. O escolhido foi o Shopping Total, na Cristóvão Colombo, que cedeu um terreno para construção da sala sinfônica e de um edifício garagem com sete andares.
  • No ano passado, moradores da Rua Gonçalo de Carvalho, que passa atrás do shopping, manifestam-se contra a construção do edifício-garagem e a saída de estacionamento pela via, com apoio de entidades como Agapan e IAB.
  • Depois de uma audiência pública, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) liberou em janeiro a construção do teatro, com ressalvas arquitetônicas. Mas, temendo novo impasse com os moradores e com o Ministério Público, que iria monitorar a obra, a Fundação Ospa começa a buscar outro lugar para o teatro e negocia com os proprietários do Estaleiro Só.
Não basta Querer. Tem que FAZER.